top of page

POR UMA JUSTIÇA PLURAL

  • sfsadvsite
  • 22 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

CNJ LANÇA PROTOCOLO PARA JULGAMENTO COM PERSPECTIVA DE GÊNERO



CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA LANÇOU NO DIA 19 DESTE MÊS UM PROTOCOLO PARA JULGAMENTOS VISANDO ORIENTAR JUÍZAS E JUÍZES PARA REALIZAR JULGAMENTOS SE ATENTANDO ÀS PARTICULARIDADES DE CADA PROCESSO, NO QUE SE REFERE A QUESTÕES DE GÊNERO.




ree


Na América Latina, especialmente em países como Chile e Argentina vêm sendo implementadas iniciativas legislativas no sentido de preparar melhor as juízas e os juízes nos julgamentos envolvendo questões de gênero.


Tal procedimento visa reduzir os problemas enfrentados pelas vítimas desse tipo de violência ao passar pelo sistema de justiça, dada a peculiaridade que a temática impõe.


Se adaptando a esta realidade internacional, no último dia 19 de outubro, o Conselho Nacional de Justiça, a partir de estudos desenvolvidos por um grupo de trabalho composto por diversas mulheres juristas, lançou um protocolo visando orientar e capacitar a magistratura brasileira sobre como proceder para ter um olhar mais interdisciplinar em casos que envolvam a temática de gênero.


Tal protocolo representa um importante avanço no início de um debate sobre a necessidade de uma justiça mais plural e atenta a pautas identitárias, sem necessariamente retirar garantias dos acusados de tais delitos.


A cerimônia de lançamento pode ser assistida pelo Youtube no canal do próprio CNJ, confira:



SAIBA MAIS:


 
 
 

Comments


bottom of page